terça-feira, 2 de setembro de 2008

Salvem a música!!


Mais uma vez estava eu bem ali, deitada na cama em plena segunda-feira assistindo um desses programas de clipes. Até aí tudo bem, ou melhor, tudo ótimo! O problema é que quando começei a acompanhar com atenção as letras de algumas músicas fiquei horrorizada... Na hora falei para eu mesma naquele tom de desprezo inconfundível: " geeeeeeeente... "
Tudo bem que cada um tem o direito de se expressar, seja através de música, foto, ou qualquer outra coisa... Mas não precisa apelar!
Primeiro começa uma música onde o nosso querido vocalista diz por aproximadamente 3 minutos: " ãhhh ãhhh aham aham yeah yeah" certo, aí eu já estava mudando o canal. Depois achando que aquele programa ainda poderia se salvar naquela noite, vem o grande sucesso onde cada um deve ficar no seu quadrado ¬¬ Pensei que tudo aquilo poderia servir como um grande aprendizado, e poderia sim... TUDO O QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER SE QUISER ENTRAR NA AREA MUSICAL.
Depois disso vieram as garotinhas com rostos angelicais dizendo " eu fui tão boa para você e você maltratou meu coração, agora vou ser uma garota má " -> exemplo nota 10 não?! Vieram também os playboys dizendo que iriam pegar 8 naquela noite e " vem sua cachorra " e outros conteúdos inapropriados para esse blogger.
Enfim, muitas músicas sem sentido, sem nada a dizer, sem ao menos me deixar com vontade de balançar os quadris ( hahaha, isso até que foi sexy! ).
Então me perguntei: aonde estão aquelas músicas que falam abertamente da dores do coração? Ou inspiram as pessoas a esbanjar felicidade? Cadê as músicas com poesia e as melodias que nos embalam? Não estou dizendo para todos correrem nesse exato momento e pegar o vinil da sua mãe com o Chico Buarque na capa, e muito menos sairem correndo na promoção do Cd do Zeca Baleiro assim como eu fiz.
A música boa, bonita não está só na MPB que diz sobre o país lindo, a vida linda, os sentimentos lindos... Ou então no sertanejo que fala das dores do coração.
A música linda está em todos os estilos! Na batida certa do eletronico, nas letras do rock, no choro do cavaquinho... O que precisamos é resgatar o objetivo disso tudo, precisamos nos embalar com as músicas, cantar alto e nos sentir bem, dançar como se o mundo lá fora não existisse, ouvir uma música e lembrar de algo bom.
Eu suplico, não deixe que a música se torne apenas algo que se ouve, permita senti-lá.

6 comentários:

Jonatas Fróes disse...

Concordo plenamente. E não é por falta de bons artistas e boas músicas, mas sim por excesso de uma mídia incapacitada que só divulga aquilo que lhe convêm. Temos muitos artistas nacionais ou internacionais ótimos que não possuem destaque nenhum por aqui, como Curumim & the Aipins, Ecos Falsos, Céu, etc etc etc... Mas a tv insiste em jogar na nossa cara esses funks sujos, sertanejos toscos, emos e pagodeiros que congregam no mesmo antro de imbecilidade e mau gosto...

;*

Musikaholic

Anônimo disse...

tem hora que tenho medo da música moderna, mesmo
aaff
beijos!

Alexandre Silva disse...

Isso não é música. Pra ser denominado Música tem que ter uma combinação harmonioas entre ritmo, letra e melodia...e essas coisas não tem nada disso. É impressionante como a cada ano as coisas pioram. "Solteira sim, sozinha nunca, sou gartoa melancia e rebolo a minha bunda", aí eu pergunto: que merda é essa??? Cadê os Rauls, Renatos, Cazuzas...?
Complicado...
Abraço e parabéns pelo post. Concordo inteiramente
http://falandoprasparedes.blogspot.com

Unknown disse...

Concordo e parabéns pelo texto e pelo Blog.
Música boa é aquela que não machuca os nossos timpanos, mesmo quando não os temos....ehehehe
Abraços

Anônimo disse...

hauhahuau
por isso que eu prefiro fada fanha!!!
bem melhor que a do seu quadrado

o conceito de musica nesse país anda num baixo nível!!

Marcelo Augusto disse...

Nao gosto de comentar mto em blogs, mas tive que concordar com seu post!
Enetendo sua dor mesmo, é um peso saber que a cultura esta sendo singularizada a treme treme o bumbum e no one ;D